Emma Lee Bunton nasceu em 21 de Janeiro de 1976, em Finchley e cresceu em Woodside Park, ambos bairros ao norte de Londres. Filha de Pauline Lee, instrutora de karate, e Trevor Bunton, pastor, tendo apenas um irmão mais novo, Paul James Lee Bunton.
Aos onze anos, quando estudava na na Escola Primária de Santa Tereza, em Finchley. seus pais se divorciaram, porém ela e seu irmão permaneceram com sua mãe. Nessa época Emma já começava a se interessar pelas artes e acabou por ser modelo.
Aos 16 anos, Emma começou a estudar teatro, especialmente drama, no Barnet Technical College. Durante um periodo também estudou no Sylvia Young Theatre School, em Marylebone, onde foi aluna de Pepi Lemmer.
Em 1993 Emma fez seus primeiros papéis na televisão para as séries The Police e The Bill, a última em questão onde representou Bianca, e também na novela EastEnders apresentada pela maior emissora de televisão em nível mundial, a BBC.
Ao mesmo tempo Emma fazia aulas de piano e não desistiu do sonho de se tornar uma grande cantora. O que Emma não esperava é que sua grande oportunidade surgiria um ano depois.
Carreira com as Spice Girls
Em 1995 Emma recebeu um telefonema de sua ex-professora de canto, Pepi Lemer, pela sugestão de sua amiga Victoria Adams, para integrar o quinto elemento de um grupo pop feminino, ocupando o lugar de Michelle Stephenson. A cantora aceita o convite ao lado de Victoria Adams, Geri Halliwell, Melanie Brown e Melanie C para formar assim o grupo Touch.
Após a suspensão do contrato com o antigo empresário, Emma e as outras garotas resolvem trabalhar por conta própria e então inicia-se a nova fase com um novo nome: Spice Girls.
Um jornal local apelidou as cinco integrantes do grupo e Emma ficou com o apelido Baby Spice, pelo seu jeito meigo e infantil, o que acabou a caracterizando até hoje.
Carreira Solo
1999-2002
Em 13 de Novembro de 1999 Emma aceita o convite da banda Tin Tin Out para gravar o single What I Am, seu primeiro trabalho solo. O single entrou direto para o segundo lugar nas rádios, ficando atrás de sua ex-companheira Geri Halliwell com o single Lift Me Up, por apenas 330 cópias a mais vendida.
Em 2 de abril de 2001 Emma lança seu segundo single What Took You So Long, trazendo uma mistura de pop e country e alcançou o primeiro lugar nas paradas em vários países. O b-side do single, “(Hey You) Free Up Your Mind” que contou com participação da cantora Melanie C com backing-vocals ficou mundialmente conhecido ao se tornar tema do filme Pokémon.
O primeiro álbum, A Girl Like Me, foi lançado em 16 de Abril de 2001 pela EMI. O álbum obteve uma vendagem de 23.000 cópias apenas na primeira semana, apenas no Reino Unido – o melhor desempenho de um álbum de uma ex-Spice Girls na primeira semana lançado. A Girl Like Me vendeu ao todo 125.000 cópias no Reino Unido e em torno de 700.000 em todo o mundo, sendo o 47º best-seller do ano de 2001.
Insatisfeita com seu primeiro álbum solo, Emma estava disposta à trabalhar em um estilo diferente do que estava realizando, porém a gravadora Virgin Records e a EMI insistiram que a cantora continuasse trabalhando com Pop. Recusando o pedido, a cantora é dispensada pela gravadora, descontente com seu trabalho. Porém uma das maiores gravadoras mundiais, a Universal Music, se interessa pelo novo trabalho de Emma Bunton e assina contrato com a cantora.
2003-2005
Em 26 de maio de 2003, Emma volta às rádios com o novo single “Free Me“, quase dez meses antes do lançamento do álbum, e trazia uma sonoridade totalmente diferente dos trabalhos anteriores da cantora. O single, trabalhado em Bossa Nova, chegou à posição de número três nas paradas, mostrando que Emma era mais que apenas uma ex-Spice Girl. Só na primeira semana o single vendeu 55.550 exemplares no Reino Unido. O vídeo da música foi todo gravado no Rio de Janeiro, Brasil, o que ocasionou uma apresentação da cantora no Brasil.
Eu comecei a vestir-se como um Bond Girl neste vídeo, que foi muito divertido, e foi ótimo trabalhar com o diretor Tim Royes. Nós gravamos este vídeo no Rio de Janeiro, apenas após o carnaval houve algum lugar, de forma que ele foi nada mais que perfeito.
Em 9 de fevereiro de 2004, o CD Free Me é lançado, sendo uma libertação da cantora da imagem de ex-Spice Girl, excursionando por uma sonoridade retrô e investindo nos elementos sessentistas com arranjos surpreendentes ao som de violinos e piano, trazendo envolventes faixas de Bossa Nova e um toque sofisticado de Samba.O sucesso de Free Me e o amadurecimento de Emma Bunton, foi aclamado pela crítica que classificou o álbum como “o melhor álbum de uma ex-Spice Girl”
A Revista Q públicou sobre Free Me que “O álbum tem charme, graça e é divertido“. Já segundo o Jornal Daily Telegraph, o álbum “É ótimo, dá vontade de ficar boiando numa piscina bebendo Dry Martinis“. A revista Marie Claire disse que ele “Mistura bossa nova com trilha de James Bond” e que “Emma lembra uma sedutora Brigitte Bardot“.
Em 2005 a cantora participou de alguns filmes como Pyaar Mein Twist e Chocolate, em Bollywood, a segunda maior produtora cinematográfica mundial, na Índia.
2006-2007
Já em 2006 Emma foi convidadda a participar de uma das edições do programa da BBC, Strictly Come Dancing – o Dança dos Famosos britânico. O sucesso com o público foi tanto que a cantora permaneceu par várias semanas dando show com suas coreografias. Emma foi a última mulher a ser eliminada e ficou em terceiro lugar na disputa. Ainda em 2006 Emma participou de alguns episódios da quinta temporada da famosa série inglesa Absolutely Fabulous. Além disso a cantora foi convidada para apresentar os programaas SM:TV Live, T4 e também à ter seu próprio programa de entreterimento e música no VH1, um dos mais completos canais e de maior espaço de música.
Em agosto seu ex-produtor, Simon Fuller, anunciou que ele estava planejando uma sitcom televisiva baseada em Emma Bunton, o que deixou a cantora honrada com a homenagem.
Em 13 de novembro de 2006, Emma Bunton volta para a música e lança o primeiro single de seu novo álbum Life in Mono, a a regravação de 1964 da cantora Petula Clarck, Downtown. O single foi o tema de 2006 para a campanha beneficiária Children in Need, que ajuda crianças carentes. O single alcançou a posição 3 no Reino Unido, e em alguns países chegou à variar para o primeiro lugar. O single foi o de maior venda de Emma Bunton, e maior númedo de download digital desde What Took You So Long.
Em 4 de dezembro de 2006, Emma Bunton lança seu terceiro álbum em estúdio, Life in Mono, depois de passar todo ano de 2005 produzindo-o.
O álbum correspondeu às expectativas apenas pela sonoridade e surpreendeu a crítica pela ousadia. Das 14 músicas, 8 foram escritas por Emma. Infelizmente, o álbum teve pouca promoção após a cantora ter descoberto que estava grávida. Com a gravidez, ela também decidiu dar uma pausa na carreira, depois de lançar o cd e apenas mais um single.
Em 12 de fevereiro de 2007 o segundo single, All I Need to Know é lançado, vendendo apenas 4.700 cópias e amargurando a posição 61 nas paradas. O videoclipe da música, que é autobiográfica e significativa para Emma, o que justificou seu lançamento apesar do pouco apelo comercial, foi gravado na semana antes do Natal. Emma já estava grávida, apesar de a notícia ter saído em janeiro.
Em 19 de março de 2007 a cantora estrelou um dos episódios de uma das maiores séries australiana, Neighbours, no episódio intitulado “O que uma Spice Girl é Como Você…?” (“What’s a Spice Girl Like You…?”).
2007-2008
Em 28 de Junho de 2007 Emma e as outras quatro Spice Girls grupo são vistas juntas pelas ruas de Londres as Spice Girls de mãos dadas, anunciando sua volta, depois de 6 anos separadas e 9 sem Geri Halliwell. Em uma coletiva de imprenssa, no mesmo dia, na arena The O2 em Londres, as integrantes anunciaram oficialmente que se reuniariam novamente, e divulgaram os seus planos de realizar uma turnê mundial e um novo álbum, com seus maiores sucessos e novas canções. Em 10 de agosto de 2007 nasce seu filho, Beau (significa “belo” em francês).
Em 5 de novembro de 2007 o single, Headlines (Friendship Never Ends), é lançando, sendo tema do desfile de moda Victoria’s Secret Fashion Show e da campanha beneficente Children in Need de 2007. O single alcançou a décima primeira posição no Reino Unido e a primeira na Austrália e outros países. Em 14 de novembro é lançada o álbum Greatest Hits, reunindo os treze maiores sucessos do grupo e duas faixas inéditas. Em novembro Emma juntamente com as outras Spice Girls protagonizam dois episódios do comercial da maior rede de supermercados do Reino Unido, a Tesco, para o Natal e o Ano Novo.
Em 2 de dezembro de 2007 as Spice Girls iniciam sua turnê The Return Of The Spice Girls em Vancouver, Canadá. Em Londres 20.000 ingressos para o show da arena The O2 se esgotaram 38 segundos, fazendo as Spice Girls entrarem para o Guinnes Book como “Grupo que vendeu ingressos para uma turnê em menor tempo“. A turnê passou por cidades de países como Alemanha, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos.
Na turnê Emma cantou um dos maiores sucessos, Maybe. Em em uma das apresentações a cantora caiu do palco e torceu o tornozelo, recuperando-se nos três dias de intervalo entre um show e outro.
Em 13 de fevereiro de 2008 a faixa Voodoo é lançada apenas na Austrália. Já em 26 de fevereiro de 2008 a turnê de reencontro chega ao fim depois de três meses de viagem.
2008-2009
Em 2 de abril de 2008 Emma aparece ao lado de Geri Halliwell e outros artistas no vídeo promocional da música I’m A Believer para o comercial American Idol Gives Back, do programa músical American Idol, nos Estados Unidos. O vídeo foi gravado enquanto Emma estava em turnê por Los Angeles.
Em julho de 2008 Emma é convidada para apresentar o programa matutino “Richard e Judy” da emissora Chanel 14, enquanto a apresentadora Judy Finnigan estava de licença saúde. Já em setembro a cantora apresenta ao lado do comediante Jimmy Tarbuck o premio “For One Night Only Awards” transmitida pela emissora TV1. Na ocasião a cantora cantou a canção Let´s Face The Music And Dance.
Em outubro a cantora foi convidada para participar do músical representativo de Legalmente Loira, que foi transformado em filme, previstoo para 2009, deixando o convite ainda pendente. No mesmo mês Emma foi uma das estrelas cogitada para fazer parte do suposto quarto filme da série High School Musical.
Em novembro de 2008 a cantora foi vista saindo de sua gravadora contratada, a Universal Music, levantando rumores da gravação de um novo álbum para o final de 2009.
Discografia
A Girl Like Me – 2001
- 1º álbum de estúdio
- Lançado em: 16 de abril de 2001
- Formatos: CD
Vendas: Disco de Ouro
- Reino Unido : 120.000
- Mundial : 700.000
Free Me – 2004
- 2º álbum de estúdio
- Lançado em: 9 de fevereiro de 2004
- Formatos: CD
Vendas: Disco de Platina
- Reino Unido: 150,000
- Mundial: 1,500,000
Life in Mono – 2006
- 3º álbum de estúdio
- Lançado em: 4 de dezembro de 2006
- Formatos: CD, Digital Download
Vendas: Disco de Prata
- Reino Unido: 50.000
- Mundial: 150.000
Videografia
- 1993: The Police (Bridget)
- 1993: The Bill (Janice)
- 1994: EastEnders (Sem nome)
- 2006: Strictly Come Dancing (Programa de Dança – Participante)
- 2007: Neighbours (Emma Bunton)
- 2008: Giving You Everything (Documentário)
Filmografia
- 1997: Spice World – The Movie (Emma Bunton)
- 2002: To Play The King
- 2003: Yes You Can
- 2005: Chocolate
- 2005: Pyaar Mein Twist

Nenhum comentário:
Postar um comentário